quinta-feira, 10 de junho de 2010

O espetáculo vai começar

Vai começar o maior espetáculo esportivo do planeta. Os amantes dos Jogos Olímpicos que me perdoem, mas a Copa do Mundo mexe muito mais com os nossos sentimentos. Àqueles mais céticos, que vêem o futebol como forma de manipular as massas, deixem suas intolerâncias de lado e aproveitem o grande circo do futebol, esta metáfora da vida e da guerra. As emoções ficam exacerbadas, a flor da pele: alegrias, decepções, raiva, euforia, tristeza.

Será a décima copa da qual tenho lembranças. Por pior que seja o time, por mais que eu xingue o técnico e alguns jogadores, sempre acabo torcendo pela seleção brasileira. Em nenhuma hipótese para a Argentina. O clima de copa do mundo me contagia. Vai chegando a hora e as ruas começam a ser enfeitadas e pintadas, as camisas vão saindo do armário para tirar o cheiro de mofo, os bolões vão se multiplicando por todos os lados, as conversas nos bares, as discussões acaloradas, as noticias sobre o mundial que monopolizam a TV, o rádio, a internet. Uma maravilha!

Melhor ainda quando começam os jogos. Se pudesse veria todos eles. Os hinos sendo executados, os jogadores perfilados, cantando ou tentando cantá-los (a maioria das mulheres adora este momento para ver os craques de perto). E, enfim, a bola rolando. Quais serão as zebras desta vez? E os favoritos?

Vejo a Argentina com grandes chances de levar o caneco pela terceira vez. Digo isso com muita dor no coração. Se Messi, melhor jogador do mundo, reeditar suas melhores partidas no Barcelona, vai ser difícil segurar os portenhos. Acho que a Inglaterra tem boas possibilidades também. Mas, dependem muito de seu grande jogador, Wayne Rooney. Depois, ponho o Brasil (apesar do time mediano), a Espanha e seu belo toque de bola, a Holanda, com seu melhor time desde 98, e os favoritos de sempre (mesmo jogando mal): Alemanha e Itália.

As zebras...bem, desta vez não vejo nenhuma que possa assustar. Talvez a Costa do Marfim ou o Chile de “El Mago” Valdívia. A Coréia do Sul tem chances de se classificar em seu grupo. Mas, não creio que não irá muito além disso. Enfim, vai começar a maratona de jogos. Veremos quem estará na final, dia 11 de julho.




Um comentário:

Patrick Mesquita disse...

Olha João....a Copa do Mundo é o que há de melhor para quem gos ta de futebol. É realmente uma sensação de outro mundo!!! Concordo e discordo na questão da Holanda. A zaga é fraca, mas do meio pra frente é um time que voa!!!

Agora é assistir ao máximo de jogos que pudermos!!!!

Abraços!