quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

QUEM É O MELHOR?

Quem é o melhor jogador de futebol do mundo na atualidade? Nos últimos tempos essa resposta muda a cada temporada. Ou, pelo menos, de duas a três vezes por ano.

Claro que a visibilidade, hoje, é infinitamente maior do que antes. Maradona só começou a ser visto em ação, com freqüência, em meados dos anos 80 (além das copas), quando as tv’s abertas começaram a transmitir o (já na época milionário) campeonato italiano. Pelé e Garrincha, menos ainda.

O fato é que a pouca visibilidade ajudou a alimentar toda a mística em torno dos maiores gênios com a bola nos pés.

Hoje, é muito fácil assistir aos melhores campeonatos de futebol do mundo. Está tudo na ponta dos dedos. Canais abertos e a cabo transmitem todos eles, pelo menos seis dias por semana.

A conseqüência disso é que, todos conhecem as virtudes e os defeitos de cada jogador. Se um pereba faz um gol de placa no campeonato alemão ou o artilheiro do campeonato espanhol perde um gol feito, o mundo inteiro ficará sabendo em instantes. São conseqüências da superexposição e do imediatismo de nossos dias.

O brilho dos craques também acaba sendo fugaz. Ronaldinho – ainda o jogador com o melhor repertório técnico do mundo – chegou, por duas temporadas no Barcelona, muito próximo do que os grandes craques fizeram no passado. Hoje, com apenas 28 anos - idade que era considerada o auge de um jogador de futebol -, luta a duras penas para voltar à velha forma.

No início do ano, poucos contestavam a superioridade de Cristiano Ronaldo. Agora, confirmada a sua eleição como o melhor jogador do ano pela Fifa, seu reinado (que apenas começou) já é questionado.

Em tempo: para mim, o melhor jogador do mundo hoje, 04 de dezembro de 2008, às 18h e 45 min, é Lionel Messi.

6 comentários:

Anônimo disse...

Para mim, não. O melhor jogador do mundo, o cara que faz a diferença hoje tem um nome: Kaká. Porém, nesta temporada, devido a lesões e uma participação medíocre de seu time, ele não figura entre os melhores, com justiça. Com isso, é incontestável a vitória de Cristiano Ronaldo em 2008. Por mais que seja um marketeiro de primeira, ele foi muito mais decisivo do que Messi. Tanto que foi campeão da Champions League e do Campeonato Inglês, enquanto Messi, nada!

Thiago Augusto

Falar de mim é... disse...

Dificil escolha de jogadores, mas, a questão do imediatismo e super-exposição, são ingredientes que merecem um destaque maior. Pense nisso no quesito: futebol

Marcos Forte disse...

Estou contigo. Lional Messi é um fora de série. Cristiano Ronaldo também, mas costuma pipocar de vez em quando.

Abs,

Patrick Mesquita disse...

O melhor do mundo com certeza é ele Lionel Messi!!! Seguido por Fernando Torres... Mas como vc disse, seman que vem muda tudo de novo!!!!

Montanha disse...

Belo texto João e tem um selo para você no Blog do Montanha

Marcos Forte disse...

Jão!!! Ganhou o Prêmio Dardos também...

Espero que uma boa nota em economia... rs

Abs,

Marcão...