segunda-feira, 8 de março de 2010

Falso Domínio

Bem, na falta de um novo texto (vocês sabem, o tempo anda escasso, excesso de trabalhos...), resolvi reeditar este que escrevi no ano passado. Minha humilde homenagem à vocês...


Ser, ao mesmo tempo, Madre Tereza e Margareth Tatcher, não é tarefa difícil pra vocês. Passionais, passivas, inteligentes, sem-vergonhas, puritanas, dissimuladas, quase sempre à beira de um ataque de nervos. Quem de nós, o chamado sexo forte, poderia ser tão completo assim?

Celebridades ou anônimas, mães, filhas, pais, maridos, esposas, amantes. Quantos homens são capazes de exercer uma dupla jornada, de suportar privações, abusos e, ainda, derramar cegamente seu amor por onde passa?

Há muito tempo desisti de tentar entendê-las. Não por acaso, vocês estão, hoje, no centro do meu universo. É a base que me sustenta e ajuda a seguir em frente, a me manter em pé, de cabeça erguida.

Suas curvas me embriagam. Sua capacidade de mutação diária me intriga. Seus mistérios, tão longe de qualquer compreensão, me fascinam. Sua obstinação, às vezes cansa.

E se o mundo fosse governado por vocês? Como seria? Com sua força e determinação teríamos menos força bruta e mais diálogo. Muito mais diálogo. Nosso suposto domínio machista me parece falso. Vocês é que mandam. E já estão começando a perceber isso.

Se analisarmos friamente, este 8 de março é mais um dia comemorativo criado pra vender bugigangas e aquecer o comércio. Mas, a frieza dos fatos é inimiga da poesia. E, já que o dia existe, não custa repetir: PARABÉNS e obrigado por existirem!

Um comentário:

Ane... disse...

Nossa João!!!
Essas foram as palavras mais lindas que li para o dia da mulher. Ontem tudo que ouvi era muito clichê!
Valeu pela homenagem!
bjos