segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Papel em branco

Em cada sala, um pequeno mundo de grandes aprendizados. Em cada pequeno rosto, uma pequena história de vida. São pequenos seres humanos. Observando-os, entendi que já nascemos com algumas predisposições, não somos papel em branco e nada vem ao acaso.

Aprendi que temos alma. Está estampada em seus olhos, ainda em formação. Aprendo todos os dias a lidar com sua espontaneidade sem máscaras, sem subterfúgios. Tento me aproximar de seu universo tornando-me um deles. Muitas vezes, me deparo com minha incapacidade em compreender suas necessidades. Será que são tão diferentes do que éramos antes?

É óbvio que o meio em que vivem é fundamental na formação de suas personalidades. Porém, não é o único. Como explicar suas diferenças, o jeito delicado de um, a agressividade do outro, a extrema sensibilidade dessa e o distanciamento daquela?

Acredito que viemos a este mundo já carregados de informações, de sentimentos, de instintos, vindos de um “outro lugar”. E não estou falando da carga hereditária. Isso fica claro pra mim, agora que trabalho com crianças o dia inteiro. Este é um dos maiores mistérios da nossa existência.

Some-se a isso o conhecimento que adquirimos durante a vida, os lugares que frequentamos, as pessoas com quem nos relacionamos e o resultado...bem, o resultado é único. Não existem duas pessoas iguais e este é o grande milagre da Humanidade.

Sempre me perguntam como é (e está sendo) este contato com as crianças. É difícil, não há como negar. Sua sinceridade não dá tréguas. Algumas dessas pequenas pessoas ainda não foram domesticadas, estão em seu estado bruto. Então, a melhor resposta é "estou sempre aprendendo com elas..."



2 comentários:

Lia disse...

Olá, Como eu sempre lhe disse vc escreve com alma e coração e fica perceptivel sua emoção ao escrever suas postagens que acaba nos emocionando também, e isto é magico, e poucos conseguem fazer isto e vc é um deles. Parabéns e nunca desista de lutar por seus sonhos.
bjussss.... Lia

Paula disse...

Que lindo João! Realmente, você me fez sentir na pele o mistério que é viver, lidar com pessoas, com seres humanos tão diferentes uns dos outros.O mundo da Educação, com certeza , ensina muito sobre nós mesmos e também sobre os outros...Penso que vc veio com um talento muito especial, dentre tantos: o de escrever para a alma das pessoas.Adoro " te ler" . Beijos.